GOIABA

Goiaba é o fruto da goiabeira, árvore da espécie Psidium guajava, da família Myrtaceae, originária da América tropical e é uma planta nativa.

Contém boa quantidade de fibra, cerca de 5 gramas, o que pode auxiliar em um funcionamento intestinal normal, quando consumida com a casca.

A fruta chama mesmo a atenção pela grande quantidade de vitamina C, nutriente essencial e importante para proteger o organismo de infecções (atua como um antioxidante natural), manter a saúde de ossos, cartilagens e mucosas. A vitamina C  também auxilia na absorção do Ferro, nutriente essencial para o desenvolvimento infantil. No Brasil, segundo dados do PNDS, 21% das crianças com menos de 5 anos tem anemia. Aumentar o consumo e goiaba poderia ajudar a prevenir essa doença!

A fruta também é benéfica para manter os olhos saudáveis, devido suas concentrações de vitamina A, que ajuda na proteção da retina. Já os elevados níveis de vitaminas do complexo B acarretam grandes benefícios para as funções cerebrais. Dentre os seus minerais podemos destacar o cálcio, fósforo e potássio, minerais importantes para o equilíbrio celular. A goiaba vermelha é riquíssima em licopeno, um excelente antioxidante que previne o envelhecimento das nossas células, mantendo-as mais jovens, além de prevenir alguns tipos de câncer e de doenças degenerativas.

CAJÚ

O Caju, suculento e saboroso, é muito nutritivo. A quantidade de vitamina C se destaca: basta consumir um que já atingiu a necessidade do dia em relação ao nutriente. Além da vitamina c, que já é conhecida por fortalecer nosso organismo, a fruta também contém zinco, que desempenha um papel vital no fortalecimento do sistema imunológico contra infecções e na cicatrização de feridas, e é extremamente importante para o crescimento da criança. É rico também e ferro e ajuda prevenir anemia ferropriva.

 

O caju tem ainda quantidades razoáveis de Niacina, uma das vitaminas do Complexo B. Por ser rico em fibras, o caju é indicado para regular o hábito intestinal.

O caju tem muitos flavonóides, pigmentos que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas. Dos flavonoides, ele  é rico em licopeno e betacaroteno.

PITANGA

Originária de  Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, a pitanga é uma fruta muito saborosa e apresenta uma boa quantidade de água e baixo valor calórico.

O nutriente que chama a atenção na Pitanga é a vitamina A, substância  essencial para o bom funcionamento da visão, do sistema imunológico e para crescer saudável.
A fruta contém Boa quantidade de vitaminas e sais minerais  tais como Vitamina C, Vitamina do Complexo B, e os minerais como Cálcio, Ferro, Fósforo e Potássio. A vitamina C auxilia o organismo a prevenir infecções, a manter a saúde da pele e ajuda a absorver o Ferro.


A presença das vitaminas do complexo B auxiliam na produção de energia.

Além dessas vitaminas, a fruta também possui magnésio, fósforo, fibra alimentar, e manganês. Esses elementos ajudam a fortalecer os ossos e dentes, regular o intestino e manter o metabolismo funcionando muito bem.

A pitanga chama a atenção pela quantidade do flavonóide licopeno. O licopeno ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres. Existem algumas evidências que mostram que o consumo regular de licopeno tem o poder de evitar o câncer.

MARACUJÁ

Este fruto é fonte de vitaminas A, C, dois nutrientes importantes para a manutenção da imunidade. A vitamina A também é essencial ao crescimento, já que participa do processo de divisão de células.

O maracujá também é fonte de vitaminas do complexo B, que são são fundamentais para transformar os macronutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas) em energia para que a criança possa brincar. Apresenta também apresenta boa quantidade de sais minerais como potássio, magnésio e zinco. Outros nutrientes como manganês, ferro e fósforo também estão presentes. O consumo adequado de Ferro e Zinco está ligado ao melhor desenvolvimento cognitivo e concentração.

Mas, popularmente, é conhecida como a fruta da tranquilidade! Suas folhas tem Há um flavonoide no maracujá que funciona como um leve sedativo, a Passiflora. Este composto tem sido associado a uma redução da agitação, insônia, ansiedade e nervosismo, fatores que impedem uma boa noite de sono. Tem mais Passiflora na folha do maracujá do que no fruto, mas existe uma pequena quantidade no fruto, o que faz do maracujá um ótimo alimento para ser consumido próximo do momento de dormir.

Além da polpa deve-se dar atenção à casca do maracujá, riquíssima em fibra solúvel, a pectina. Essa fibra ajuda o funcionamento intestinal ótimo, além de poder ser utilizada como coadjuvante de tratamento de doenças crônicas como diabetes e colesterol elevado.

JABUTICABA

A jaboticaba, fruta doce e saborosa, já é reconhecida como uma “superfruta”. Ela contém porções enormes de um flavonoide chamado antocianinas. A antocianina é o pigmento roxo, também presentes nas uvas escuras, que tem uma potente ação antioxidante, que ajuda a “varrer” as moléculas de radicais livres. Esse efeito mostra porque quem come mais desse nutriente, tem menor incidência de tumores e problemas cardíacos. A maior quantidade desse flavonoide está na casca, por isso, é interessante fazer receitas ou comer o fruto inteiro.

A frutinha também serve como fonte de nutrientes como carboidratos, fibras, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, potássio e vitamina C.  As fibras auxiliam a digestão, os minerais, o fortalecimento dos ossos. A vitamina C ajuda no combate a anemia, no fortalecimento da imunidade e na integridade da pele e dos ossos.

ABACAXI

A fruta auxilia no bom funcionamento imunológico, melhora a função intestinal e facilita a digestão, graças à ação de uma enzima especial, a bromelina. Ou seja, quem come abacaxi tem uma digestão melhor!  

E os benefícios não param por aí: o abacaxi regula a atividade muscular do coração e é um excelente diurético.  O Abacaxi contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais, tais como a Vitamina A, Vitamina C, Vitamina B, Zinco, Magnésio, Fósforo, Cálcio, Ferro, nutrientes essenciais para o crescimento, já que compõe um mix para um melhor desenvolvimento de imunidade, promoção de energia e para ossos fortes. O consumo adequado de Ferro e Zinco está ligado ao melhor desenvolvimento cognitivo e concentração.

CAMBUCI

Nativo da nossa mata atlântica, e de sabor muito ácido o cambuci é riquíssimo em vitamina C.  Possui agentes antioxidantes e adstringentes, além de betacaroteno,  magnésio, sódio, potássio, fósforo e cálcio e fibras.

CEREJA DO RIO GRANDE

Rica em açúcar, vitaminas, minerais e fibras, a Cereja do Rio Grande possui uma forte ação antioxidante e é conhecida por suas propriedades no combate a diarreia, protege os órgão digestivos, tem ação antiflamatória e antialergica.

FRUTO DA
JUÇARA

O Fruto da Juçara tem o sabor parecido com o do açai, mas menos calorias. Nativa da Mata Atlântica, ele é Rico em minerais como o cálcio e o magnésio e atua como antioxidante no corpo humano, prevenindo doenças cardiovasculares e degenerativas. Seu alto teor de fibras auxilia no bom funcionamento do intestino.

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