Terra Indígena
Guarani do Krukutu

Krukutu, em Guarani, significa "lança que vem da terra".

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, em 1.500, havia cerca de 5 milhões de índios por aqui. A atual população indígena brasileira, segundo dados de 2010 do Censo Demográfico realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é de 896,9 mil indígenas. Eles ocupam cerca de 714 terras indígenas em diferentes fases do processo demarcatório.

 

Visitamos a comunidade indígena guarani do Krututu, localizada no extremo sul da cidade de São Paulo. A região é a de Parelheiros, às margens da represa Billings, uma área de preservação ambiental. Há registros de índios vivendo nessa região desde os tempos do Brasil Colônia.

LOCALIZAÇÃO

Terra Indígena Guarani do Krukutu

Atualmente, na comunidade Krukutu vivem cerca de 300 pessoas, das etnias Guarani e Guarani-Kaiowá, sob a liderança do cacique Marcos Tupã.

Os indígenas desta comunidade fazem questão de preservar suas origens e tradições. Por isso, as crianças da tribo são alfabetizadas primeiro em guarani e depois em português. Os pequenos (que têm nomes nos dois idiomas) aprendem sobre religião e o Nhanderu, considerado pelos guarani o deus criador de todas as coisas.

 

Na escola também recebem ensinamentos sobre cultura e artesanato guarani, cultivo e épocas de plantio, mas também têm aula de informática e leitura, fazendo um intercâmbio constante entre elementos das culturas branca e indígena. É também na escola que eles fazem cerca de quatro refeições por dia, com um cardápio que procura respeitar as tradições culinárias guarani, oferecendo alimentos como feijão preto e mandioca.

 

Diariamente, os moradores se reúnem para celebrar o pôr do sol na Casa de rezas onde são realizados rituais. A principal atividade econômica da tribo é o artesanato e o trabalho nas escolas e no centro de saúde da aldeia, além de receberem benefícios do governo.

EXPEDIÇÃO PRIMEIRO PRATO

REALIZAÇÃO

Expedição Primeiro Prato - 2018 Desenvolvido por 113dc Design + Comunicação