• Karine Durães

Chá para “fechar o corpo”


A OMS e a UNICEF indicam o aleitamento materno exclusivo até 6 meses e idade, e complementado com outros alimentos até 2 anos ou mais. Segundo a instituição, se todos os bebês fossem alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses mais de 800 mil vidas seriam salvas por ano no mundo.


Apesar das indicações oficiais da OMS e UNICEF em relação a amamentação exclusiva (sem chás, águas e outros alimentos) até 6 meses de idade, ainda é popular a entrega de chás para bebês. Especialmente os que ajudariam a acalmar cólicas, como os chás carminativos – ou que “acalmam” a digestão.


Algumas evidências científicas colaboram para a ideia de algumas ervas podem ajudar na digestão do bebê. A erva doce é uma erva utilizada em produtos fitoterápicos para esse auxílio, e com esse respaldo – mas não como um alimento. Exatamente para não atrapalhar a amamentação exclusiva.


De um lado, uma sabedoria antiga dizendo que podemos melhorar o mal estar do bebê com chás. Do outro, a necessidade explícita de aleitar exclusivamente para garantir boa nutrição, evitar diarreia (muito grave em bebês) e doenças (se a água do chá tiver algum patógeno, a saúde da criança fica comprometida) e garantir que o bebê receba o máximo do melhor alimento do mundo, o leite materno.


Curiosamente, descobri que os quilombolas do Sapatu conseguem garantir o benefício sem necessariamente comprometer o aleitamento. Quando um bebê nasce, ele toma um “banho para fechar o corpo”. É um banho de chá de erva doce (e outras ervas). Conversando com a dona Laura, parteira experiente da comunidade, ela comenta que esse banho acalma o bebê, diminui o choro, alguma dor de barriga e deixa o bebê protegido.


Que interessante! O bebê tende a absorver os benefícios (as mucosas – pele- em contato com o chá absorve a substância),mas não precisa ingerir. O melhor dos dois mundos.


Sabedoria.

0 visualização
EXPEDIÇÃO PRIMEIRO PRATO

REALIZAÇÃO

Expedição Primeiro Prato - 2018 Desenvolvido por 113dc Design + Comunicação