• Karine Durães

Momento da introdução alimentar e abordagem

Atualizado: 19 de Abr de 2018

Expedição para a Aldeia Krukutu – Impressões de uma nutricionista






Questionadas sobre quando iniciam as primeiras refeições das crianças pequenas - não o leite materno - as mulheres se dividem nas respostas. Não sabem precisar a data exata – normalmente é entre 5 e 7 meses, mas alguns mais perto de um ano. A resposta mais comum foi: "Quando ele pareceu querer".


"Pareceu querer" era descrito como: "tinha dentes", ou "porque conseguiu pegar o alimento", ou "porque chorou ao ver outra pessoa comer, e , ao ser alimentado com a colher, parou e ficou muito feliz quando foi alimentado".





Não tem uma data certa, ou algum alimento certo, ou uma única abordagem. A alimentação das crianças segue um ritmo próprio, que tem a ver com o alimentos dos adultos. Se eles estão comendo frutas, podem servir a fruta inteira ou amassar a fruta. Se estão comendo feijão, podem amassar de leve, e com a mão ou com colher dar na boca da criança.


Não existe comida de bebê e de adulto, salvo as restrições alimentares que eles acreditam ser necessárias. Para essa os habitantes dessa aldeia, quanto mais velho, melhor para comer carne vermelha e peixe. Frango e ovo podem ser consumidos um pouco mais cedo e eles preferem não dar açúcar ou muito óleo aos bebês.





Também é comum ouvir, assim como na sociedade contemporânea, indicações de que a avó da criança começou a dar comida mais cedo do que a própria mãe. Talvez porque, sem ter o alimento favorito e principal do bebê, o leite materno, a avó se vira para alimentar a criança na falta momentânea da presença da mãe.


As crianças ficam livres para comer o quanto quiserem. Sem metas de idade, de quantidade, de consumo, e com o leite materno sendo o principal alimento durante essa fase. Todas as crianças têm sucesso em sua introdução alimentar, exatamente porque não existem medidas de insucesso. Leveza e tempo, são o que os pequenos indígenas mais parecem receber.


52 visualizações
EXPEDIÇÃO PRIMEIRO PRATO

REALIZAÇÃO

Expedição Primeiro Prato - 2018 Desenvolvido por 113dc Design + Comunicação