Comunidade Quilombola
Sapatu

Comunidades quilombolas são grupos constituídos por população negra que vivem em áreas rurais ou urbanas e que se auto reconhecem como remanescentes de quilombo. Atualmente no Brasil existem mais de três mil comunidades quilombolas que têm ligação de parentesco, territorial ou práticas culturais com seus antepassados.

LOCALIZAÇÃO

Visitamos a comunidade quilombola de Sapatu, localizada às margens do rio Ribeira de Iguape, a 35km da cidade de Eldorado, no sul do Estado de São Paulo. Essa região é uma das mais preservadas da Mata Atlântica, mas em contraposição a riqueza natural, a região é uma das pobres e com índices mais baixo de desenvolvimento humano.

As origens da comunidade Sapatu remontam ao século XVII, e têm início por grau de parentesco com os negros que viviam nessa região e que trabalhavam na produção de cana de açúcar e de aguardente. Atualmente o principal meio de subsistência dos moradores está veiculado ao cultivo e ao comércio de banana e ao turismo.

 

Na comunidade eles praticam a agricultura de subsistencia. A alimentação dos quilombolas do Sapatu tem na mandioca seu principal ingrediente.  A Partir da mandioca eles fazem a farinha, que é a base da culinária deles. A feitura da farinha ainda é realizada de forma bastante artesanal. Um saber passado de geração em geração e que as crianças aprendem a partir dos 7 anos.

EXPEDIÇÃO PRIMEIRO PRATO

REALIZAÇÃO

Expedição Primeiro Prato - 2018 Desenvolvido por 113dc Design + Comunicação