Vila Picinguaba

São conhecidos como caiçaras os habitantes tradicionais que vivem no litoral das regiões sudeste e sul do Brasil. Eles são fruto da miscigenação entre brancos, índios e negros e praticam a pesca artesanal, agricultura de subsistência, extrativismo vegetal e artesanato.

LOCALIZAÇÃO

Visitamos os caiçaras de Picinguaba. Eles vivem em uma vila tombada pelo patrimônio histórico desde 1983, localizada entre o centro de Ubatuba e a cidade de Paraty e com uma praia de beleza exuberante, rodeada de vegetação nativa da Mata Atlântica.

Picinguaba significa refúgio de peixes em tupi-guarani e a pesca artesanal ainda é a uma das  principais atividade dos moradores que preservam práticas ancestrais e tradições da cultura caiçara. O ecoturismo também é uma importante atividade econômica e todo o ano turistas que procuram um ambiente rústico, simples e tranquilo visitam a vila.

 

O peixe a farinha de mandioca são a base da alimentação caiçara. Eles consomem frutas e vegetais providos pela agricultura de subsistência praticada na vila e pela coleta na vegetação da Mata Atlântica.

EXPEDIÇÃO PRIMEIRO PRATO

REALIZAÇÃO

Expedição Primeiro Prato - 2018 Desenvolvido por 113dc Design + Comunicação